1º Aniversario CEEO

         
Hoje se completa um ano da concretização do projeto do Dr. Juan Pablo Bubello de criar um grupo de pesquisas que acolhesse os pesquisadores sul-americanos do chamado western esotericism. Fruto de um trabalho por ele já realizado na Universidad de Buenos Aires, este grupo nasceu efetivamente por ocasião das XII Jornadas Interescuelas, que foram realizadas em Catamarca, na Argentina, em Agosto de 2011. Nesse evento se reuniram os pesquisadores que formaram o embrião deste grupo, notadamente Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior e Hernán López, além do próprio Juan Pablo Bubello. Desse encontro surgiu o esforço efetivo de se criar um grupo de pesquisa que se dedicasse a fomentar as pesquisas acadêmicas acerca do esoterismo ocidental, em suas mais variadas formas de manifestação ao longo da trajetória histórica das sociedades humanas, e, além disso, criar um elo entre os pesquisadores da América do Sul, que possibilitasse a troca de experiências e informações, visando à ampliação e o aprimoramento das pesquisas. Nascia assim o Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la Unión de Naciones Suramericanas (CEEO-UNASUR). Após alguns meses de trabalho, um dos objetivos centrais do grupo começou a ser cumprido com a entrada do Dr. Johann Hasler, da Universidad de Antioquía, na Colômbia, cujos trabalhos tratam das relações entre a música e o esoterismo, em termos de desenvolvimento, recepção e prática; da epistemología e da história do pensamento mágico no Ocidente, do Renascimento aos dias de hoje, especialmente no tocante às suas manifestações criativas, como a música; e da história de grupos esotéricos, especialmente aqueles ligados ao ramo hermético do western esotericism, como a Golden Dawn. Após esse valioso acréscimo, bem como da integração de jovens pesquisadores, como Mariano Luis Villalba, da Universidad de Buenos Aires (Argentina) e Carolina María Tamayo da Universidad de Antioquía (Colômbia), o CEEO-UNASUR superou suas expectativas iniciais de ser um grupo de pesquisa de abrangência sul-americana para assumir alcance latino-americano com a inclusão do Dr. José Ricardo Chaves Pacheco, da Universidad Nacional Autónoma de México, sendo que seus intereses de pesquisa versam sobre as relações entre a magia e a literatura no México do século XIX.
Durante esse primeiro ano de existencia o CEEO-UNASUR buscou atuar de forma intensa, a fim de que os primeiros passos de sua jornada lançassem duradouros alicerces para sua atuação. Dessa maneira, buscou-se a ampla divulgação não apenas dos trabalhos de seus pesquisadores como também do próprio grupo, a fim de que ele possa exercer seu papel de congregador de esforços acadêmicos. Desde o primeiro encontro em Catamarca, o CEEO-UNASUR já participou do Workshop "Historia Medieval: perspectivas de Estudo em História Medieval no Brasil", realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), em Setembro de 2011; no IX Coloquio Internacional de Historiografia Europea y VI Jornadas de Estudios sobre la Modernidad Clásica, realizada na Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina), em Novembro de 2011; na conferencia Tres Miradas sobre Kepler, na Asociación Argentina Amigos de la Astronomía (Argentina), em Novembro de 2011; das Jornadas de Musica Contemporánea na Universidad de los Andes, em Bogotá (Colômbia), em Fevereiro de 2012; na Tenth Annual Conference "Astrology in Time and Place: the transmission of ideas and cross cultural comparison in History of Astrology", na University of Wales (Reino Unido), em Junho de 2012. Ainda em 2012 o CEEO-UNASUR ajudou a organizar o I Colóquio Internacional LEME/VIVARIUM/CEEO: "Clérigos e laicos: interações na Idade Média e no Renascimento", na Universidade Federal de Goiás (Brasil), em Agosto de 2012 e participa das VIII Jornadas de Historia Moderna y Contemporánea, na Universidad de Buenos Aires (Argentina), em Novembro de 2012. Os membros do CEEO-UNASUR também tem publicado de forma frequente em veículos acadêmicos de grande prestígio e circulação, destacando a publicação de um dossiê dedicado aos trabalhos dos membros do grupo no Studia Hermetica Journal, a ser publicado ainda este ano.
Além da organização e participação em eventos acadêmicos, e da publicação de artigos acerca das pesquisas de seus membros, o CEEO-UNASUR tem buscado outras formas de inserir-se num cenário mais amplo da pesquisa histórica acerca do western esotericism. Buscou-se criar meios de intercâmbio com os mais renomados centros de pesquisa e pesquisadores desta área, no intuito de que as pesquisas realizadas na América Latina mantenham-se no mesmo nível daquelas realizadas ao redor do mundo. O passo mais significativo desse esforço foi a filiação com o European Society for the Study of Western Esotericism (ESSWE), o mais renomado grupo de pesquisa sobre o tema do esoterismo ocidental, um significativo reconhecimento da dedicação e da qualidade do trabalho realizado pelo CEEO-UNASUR em prol da produção acadêmica e da divulgação do conhecimento histórico acerca do esoterismo ocidental. Buscou-se ainda criar mecanismos para de circulação dos pesquisadores, como mais um esforço pela produção e divulgação dos nossos trabalhos, destacando assim a presença do Dr. Juan Pablo Bubello na Universidade Federal de Goiás, a circulação do Dr. Johann Hasler por grandes centros acadêmicos europeus, e o convite para que o Me. Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior ministre palestra em um curso de pós-graduação na Universidad de Granada, na Espanha.
Após esse primeiro ano de jornada, a certeza que fica entre os membros do CEEO-UNASUR é de trabalho recompensado, além da agradável sensação de que o futuro ainda reservará bons frutos. Pretende-se manter o mesmo espírito de dedicação e trabalho desse primeiro ano de vida por todos os anos que virão, se esforçando para a consolidação dos estudos acadêmicos acerca do esoterismo ocidental na América Latina. Aproveitamos também para agradecer à todos aqueles que contribuíram para um primeiro ano tão proveitoso, desde os nossos membros até as universidades e centros de pesquisa que acolheram nossa proposta de trabalho. Convidamos todos os interessados pelo tema do esoterismo ocidental a visitar nosso blog, por meio do qual divulgamos nossos eventos, publicações e novidades, lembrando que estamos de braços abertos para receber os pesquisadores que desejem se dedicar a esse tema tão instigante e apaixonante. Apesar de todos os avanços, sabemos que estamos apenas no começo de nossa caminhada, e ainda falta muito para atingir a interação latino-americana que desejamos. Mas, manteremos a dedicação e a paixão como guias de nosso trabalho e esperamos poder continuar comemorando conquistas pelos próximos anos, tornando a pesquisa sobre o esoterismo ocidental cada vez mais consolidada no meio acadêmico da América Latina.

                                                                                                       7 de agosto de 2012.

Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior
Codiretor do Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la UNASUR
Doutorando em História e Culturas Políticas/UFMG
Mestre em História e Culturas Políticas/UFMG