CEEO- II Encontro sobre Literatura Hermética e Hermetismo- UFPE- Brasil


II Encontro sobre Literatura Hermética e Hermetismo
21 de novembro de 2019
Universidade Federal de Pernambuco - Brasil


Local: auditório do 3º andar do CFCH
Coordenação:
Prof. Dr. David Pessoa de Lira
Prof. Me. Andressa Furlan





Descrição:
II Encontro sobre Hermetismo e Literatura Hermética tem como objetivo enfatizar o estudo sobre a Literatura e a Filosofia no Período Clássico e suas implicações culturais na sociedade hodierna. O tema principal é: 'Hermetismo: tradições, desdobramentos e reinterpretações'. Assim, objetiva promover um momento de troca de conhecimento entre Letras, Filosofia e áreas afins, tanto da graduação como da pós-graduação. Ademais, tem como objetivo intercambiar conhecimento produzido na UFPE e em outras instituições de ensino no âmbito da pesquisa sobre os Hermetismo e a Tradição Hermética.

O tema do II Encontro sobre Literatura Hermética e Hermetismo se desdobra em três subtemas:
1. Hermetismo Filosófico-Religioso e Mágico-Astrológico na Antiguidade;
2. Hermetismo Mágico-Astrológico e Alquímico na Idade Média;
3. Alquimia: ressignificações e reapropriações.

Palavras-chave: Corpus Hermeticum, Hermetismo, Literatura, Filosofia, Ciências das Religiões

Programação
Credenciamento CFCH 08:00 09:00 hs
Solenidade de Abertura CFCH 09:00 09:30.
1ª Mesa: Auditório do 3º Andar do CFCH 09:30 12:00
2ª Mesa: Auditório do 3º Andar do CFCH 14:00 16:30.
Solenidade de Encerramento Auditório do 3º Andar do CFCH 16:30 18:00
1ª Mesa: Mitos e Símbolos no Hermetismo Filosófico-Religioso e Mágico-Astrológico na Antiguidade.

2ª Mesa: Hermetismo Mágico-Astrológico e Alquímico na Idade Média; Alquimia: ressignificações e reapropriações.

Justificativa:
Os tratados herméticos foram escritos, entre os séc. I a.E.C e IV E.C., no Egito helenístico sob a dominação romana. Os tratados mágico-astrológicos tematizam sobre alquimia, botânica, astrologia e iatromatemática (aprendizado médico). Os tratados filosóficos religiosos enfatizam uma gnose teoantropocósmica. A Literatura Hermética se apresenta no gênero didático ou instrucional em forma de diálogo ou sermão, ou no gênero literário de revelação em forma de oração, hino e louvor em primeira pessoa, conhecido como aretalogia. O Hermetismo influenciou tanto não cristãos quanto cristãos apologistas na Antiguidade e, subsequentemente, reverberou-se no pensamento e na produção icônico-literária na Idade Média e no Renascimento.
O 'II Encontro sobre Literatura Hermética e Hermetismo na Antiguidade' se propõe a preencher algumas lacunas, em virtude da quantidade mínima de disciplinas oferecidas na graduação ligadas aos Estudos do Hermetismo e referentes à Tradição Hermética e da carência que isso representa. Além disso, funciona como formação complementar em outros âmbitos, uma vez que oferece aos estudantes envolvidos a possibilidade de vivenciar a experiência da divulgação da pesquisa. Proporciona ainda a interação com pesquisadores e professores da instituição na área de Letras, Filosofia e Ciências das Religiões, alargando assim o horizonte dos nossos graduandos.
A partir do tema deste Encontro, pretende-se não só abarcar os Estudos do Hermetismo Filosófico-Religioso em seus primórdios greco-latinos, mas também trazer à luz o ímpeto com que as ideias do Hermetismo refletem sua expressão desde a Antiguidade até a Renascença e nos dias atuais em diferentes áreas do conhecimento. O II Encontro é uma ação extensionista ligada à Linha de Pesquisa 'Literatura Hermética Grega e Latina na Antiguidade, Medievo e Renascentista' do Grupo de Pesquisa Hermeneia – Estudos Herméticos.

Objetivos:
Como objetivos gerais, destacamos:
(1) enfatizar o estudo contínuo dos textos herméticos e suas implicações culturais na sociedade hodierna e contemporânea;
(2) promover o intercâmbio de conhecimento produzido na UFPE em Letras e Filosofia no âmbito das pesquisas sobre os Estudos Herméticos;
(3) ampliar as possibilidades de contato com os Estudos Herméticos.
Como objetivos específicos, podemos enumerar:
(4) promover um momento e espaço em que os alunos de Letras, Ciências das Religiões e de Filosofia, tanto da graduação quanto da pós-graduação, possam interagir na sua produção de saber.
(5) proporcionar abordagens interdisciplinares de modo a incentivar a pesquisa discente rumo à investigação acadêmica do Hermetismo e respectivo impacto em produtos culturais, tais como obras literárias, filosóficas e religiosas;
(6) fomentar as discussões acadêmicas acerca dos Estudos Clássicos no curso de Letras e de Filosofia na UFPE.

Inscripción:
https://www.even3.com.br/elhha/